Road Trip Uruguai – Chuí, Santa Teresa e Punta del Diablo

Primeiro dia Road Trip Uruguai

O primeiro dia da road trip foi aquele deslocamento de Santa Maria para Porto Alegre e depois Pelotas. Foram 550km bem tranquilos. A estrada não é das melhores mas depois que sai de Porto Alegre ela fica boa.

Chegamos em Pelotas no fim da tarde. Não deu tempo de passear porque as coisas fecham cedo. Nos hospedamos no Hotel Curi o qual recomendo. Limpo, preço justo, café da manhã satisfatório e muito bem localizado. O estacionamento é ao lado, porém pago, custou R$ 20,00.

Segundo dia Road Trip Uruguai

No segundo dia acordamos, tomamos café no Hotel Curi e seguimos para o Chuí. Após 260km por uma estrada bem boa, chegamos ao Chuí. Passeamos pelos free shop e almoçamos em um restaurante no lado brasileiro.

Se você não sabe, a fronteira é dada por um canteiro. Na rua, de um lado é o Brasil e do outro é o Uruguai. O telefone funciona naquela área normalmente. Na verdade funcionou até uns km dentro do Uruguai e olha que uso TIM.

Imigração para o Uruguai

Chegando à fronteira passamos pela Receita Federal e pela Polícia Federal mas não paramos. Fizemos a imigração apenas no lado do Uruguai, uns 3km após o free shop.

Chegando à imigração que parece uma rodoviária velha, estacione o carro e vá até o guichê. É até engraçado, as instalações são simples naquele estilo de filmes latinos. Após apresentar o passaporte, retorne ao carro e passe direto pela “rodoviária”.

É necessário ter a carta verde para poder dirigir pelos países do Mercosul mas na imigração ninguém me pediu. Eu já tinha providenciado a carta verde antes então, não se esqueça de pedir ao seu corretor. Se esquecer, há locais que emitem como o posto Shell ainda no lado brasileiro.

Santa Teresa

Saindo do Chuí fomos par ao Parque Santa Teresa. Lá visitamos a Fortaleza Santa Teresa. A entrada ao Parque é gratuita mas se quiser visitar o Museu Militar que é a Fortaleza, terá que pagar R$ 6,00 por pessoa.

Fortaleza Santa Teresa

Tirei algumas fotos legais (confiram no Instagram) e fiz filmagens com o drone (confiram no YouTube). Só alertando que não pode filmar com o drone na Fortaleza. Como eu sei disso? Eu decolei o meu e tomei um esporro 😂, mas as imagens ficaram.

Vejam todo o roteiro da Road Trip pelo Uruguai

Playa de la Moza

Depois da Fortaleza desci para a Plaza De La Moza. No caminho até lá você poderá ver uma enorme área de camping com uma infraestrutura boa para quem quer acampar ou ir de motohome. É bem legal.

Chegando à Praia, dei uma volta e depois resolvi decolar o drone novamente uma vez que já não estava em área militar. A praia é bem extensa e bonita. Tem uma área mais movimentada e outra mais deserta. Não espere água morna.

Chip Uruguaio para celular

O Parque Santa Teresa tem um quiosque da Antel que é a operadora de telefonia no Uruguai. Eles fornecem wi fi gratuito para quem está acampado. Aproveitei e comprei um chip para não ficar sem comunicação.

O chip custou 65 pesos uruguaios mais 140 de crédito. Comprei no cartão de crédito mas para isso não há isenção do imposto chamado IVA. Fiquem atentos a isto, se possível paguem em dinheiro.

Punta Del Diablo

Punta del diablo

Saindo de Santa Teresa fomos para Punta Del Diablo. Fica ali pertinho, apenas 13km do Parque Santa Teresa. Não sei se já comentei mas a estrada é um tapete, zero buracos e bem sinalizada.

Punta Del Diablo é uma cidadezinha bem estilo hippie. As ruas são de chão batido sem asfalto. Os chalés são de madeira e pintados de cores diferentes. Quase não se vê hotéis, apenas Hostel e chalés e casas para alugar.

A praia é bem grande também e tem guarda vidas para segurança da galera. À beira mar parece uma cidade dos anos 60, muita coisa de madeira. Definitivamente é um lugar muito legal porém sem luxo ou glamour. Lembrando que no verão dá pra ficar na praia até 21:00h.

La Paloma

Depois de rodar o dia todo, fotografar, conhecer lugares, filmar com drone, tomar esporro do soldado (não necessariamente nesta ordem), pegamos a estrada para La Paloma onde foi o pernoite.

La Paloma fica a 107km de Punta Del Diablo. A estrada é maravilhosa até lá mas pode dentro de La Paloma é do mesmo jeito que as demais, ou seja, chão batido. Algumas ruas tem calçamento de pedras.

Quase não encontrei hotel em La Paloma, a maioria é Hostel. Ficamos no Yureti Hotel mas de bom não tinha muita coisa. O Banheiro tinha um cheiro ruim mas depois de dois banhos, ele melhorou. As camas eram simples e o ar condicionado funcionava – Glória a Deuxxxx.

Resolvemos sair para jantar e em La Paloma tem a rua do centro da cidade com vários restaurantes e bares. Quando forem por lá, antes de escolherem onde jantar, passeiem pela rua toda para verem as opções. Na hora de pagar a conta não se esqueça de conferir o desconto do IVA.

Depois disso tudo, hora de dormir para aproveitar o terceiro dia… acompanhem no próximo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.