O que visitar em Coimbra – Portugal

Fala viajantes!

Continuando o relato do passeio em Portugal, agora vou falar sobre o quarto dia e na sequência sobre Coimbra. Se você chegou agora e não viu os posts anteriores, clique nos links abaixo para ver todo o planejamento e depois o que realmente consegui cumprir ou não. Fique atento também aos próximos posts, pois vou falar sobre o restante da viagem e de dicas na hora de alugar carro.

5º Dia – Ida à Coimbra

Visitar o Centro Histórico de Coimbra

✅ Objetivo concluído com sucesso! O Centro Histórico é bem agradável para caminhar. Aliás, o que mais fizemos em Coimbra foi caminhar. Quando fomos, havia uma comemoração à Santa Clara e tinha um caminho gigante feito de flores por todo o centro histórico, parecido com os tapetes que são feitos aqui no Brasil no dia de Corpus Christi. Você encontra várias lojinhas de souvenir e, claro, cafeterias. Em uma das pontas do calçadão você encontra a Igreja de Santa Cruz.

Centro Histórico Coimbra

Igreja da Sé Nova

✅ Objetivo concluído com sucesso. Esta igreja é bem bonita com tudo folheado a ouro. É enorme e sempre tem missa ou casamento. Como vocês podem ver, fomos visitar e estava tendo um casamento. Entramos em silêncio e não foi problema nenhuma tirar fotos. A educação das pessoas lá é algo exemplar. Haja convidado para encher uma igreja dessas.

Igreja da Sé Nova - Coimbra

Igreja de Santa Cruz

Igreja de Santa Cruz Coimbra

✅ Nesta igreja estão enterrados os primeiros reis de Portugal. Já comentei o tanto de igrejas que há em Portugal, né?! Cada uma com uma arquitetura diferente. Dá pra ver ali no chão o desenho com flores referente à comemoração que citei anteriormente. Esta é mais uma igreja muito bonita por dentro. Vale a pena visitar também.

Café Santa Cruz

❌ Objetivo não concluído.

Arco da Almedina (entrada da Cidade Alta)

✅ Objetivo concluído com sucesso. Não é nada demais. Pode-se avistar o arco da rua principal do Centro Histórico. Então, fique atento pois trata-se de um pequeno arco na entrada de uma rua perpendicular à principal.

Igreja Sé Velha

❌ Objetivo não concluído. É tanta igreja que pulamos essa.

Universidade de Coimbra

✅ Objetivo concluído com sucesso. Tem bastante coisa pra ver ali pelas redondezas da Universidade de Coimbra. O ponto mais famoso é a Faculdade de Direito. A Universidade conta com alguns prédios que são as faculdades de medicina, direito, dentre outras. Outros pontos a visitar são: Biblioteca Joanina, Sala dos Capelos, Prisão Acadêmica, Capela de São Miguel e subir na torre para tirar foto na escadaria da faculdade de Direito.

Universidade de Coimbra
Biblioteca da faculdade de direito em Coimbra
Biblioteca da Faculdade de Direito
Biblioteca Joanina Universidade de Coimbra

Esta aqui é a saída da biblioteca Joanina. Lá dentro não é permitido tirar fotos e são encontrados livros seculares. A biblioteca é dividida em três partes com livros que ficam trancados. Um estudante até pode solicitar um livro daqueles, mas vai ter que ter um motivo muito forte. Vale a pena conhecer também.

Torre da Universidade de Coimbra

✅ Objetivo concluído com sucesso. Ao subir na torre você terá uma vista panorâmica da cidade. Para chegar lá, terá que enfrentar alguns degraus que vão ficando cada vez mais estreitos. Para quem tem vertigem ou labirintite, não é aconselhável. Não é nada no estilo parque dos horrores, mas é claustrofóbico quando se está chegando ao topo. Lembre-se de que há também a descida, mas vale a pena subir. Custa 1 euro e não está incluído no ingresso de visita à Universidade.

Universidade de Coimbra

Aqueduto de São Sebastião (Arcos do Jardim)

✅ Objetivo concluído com sucesso. Fica próximo a uma das entradas do Jardim Botânico. Você o avistará de longe, pois os arcos são bem altos.

Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

✅ Objetivo concluído com sucesso. O Jardim Botânico fica ao ladinho da Universidade. A entrada é gratuita e o local é muito calmo para passear. Possui uma área imensa de verdes com plantas, flores, árvores e lagos. Um belo cenário para quem gosta de fotografia. Existem algumas fontes no meio dos jardins também.

Coimbra Jardim Botânico
Jardim Botânico de Coimbra
O que visitar em Coimbra

Do outro lado do rio Mondego: Convento de Santa Clara-a-nova

❌ Objetivo não concluído.

Fonte dos Amores

❌ Objetivo não concluído. Andamos bastante pelos Jardins da Quinta das Lágrimas, dentro do qual está localizada a Fonte dos Amores, mas não a encontramos.

Jardins da Quinta das Lágrimas

✅ Objetivo concluído com sucesso. O Jardim também é muito legal de visitar. Vale a pena pagar os 3 euros para caminhar pelas trilhas e visitar os jardins. Existe um estacionamento grande e gratuito quase em frente. Alguns pontos dentro do jardim têm nomes como Fonte dos Amores, Fonte das Lágrimas e Sequoias Wellington. Tem também um anfiteatro e um hotel de luxo.

Jardins Quinta das Lágrimas
Jardim Japonês
Jardins Quinta das Lágrimas

Conclusão

Coimbra é um dos destinos obrigatórios. Tem bastante coisa legal pra visitar. No nosso caso ficamos só um dia mas para quem vai com mais tempo, pode reservar de 2 até 3 dias para andar com calma. Não andamos por todo o Jardim Botânico nem por outras áreas por termos ido um dia só.

Se você pretende morar lá como eu pretendo um dia, vale a pena passear bastante para ver como é o bairro e o custo de vida. Não achei nada absurdo, coisa como morar no Rio de Janeiro ou São Paulo. Sem contar que a Universidade de Coimbra é super conceituada e se conseguir estudar lá ou colocar seu filho, será ótimo.

Tem muito mais fotos e vídeos no Instagram e no YouTube. Se ainda não visitou minhas redes sociais, convido a visitar e se inscrever. Se tiver alguma opinião, informação ou dúvida, deixe aqui nos comentários. Não perca o próximo post.

Nos vemos por ai…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.