O que fazer em Tenerife nas Ilhas Canárias?

E ai Viajantes?!

O que fazer em Tenerife nas Ilhas Canárias, você sabe?

Hoje vou falar sobre um lugar espetacular para se visitar e curtir muita beleza natural entre montanhas, vulcão, praias, bons restaurantes e muito mais. Este lugar chama-se Tenerife nas Ilhas Canárias!

Alias as Ilhas Canárias são espetaculares para passear mas não vejo brasileiros querendo ir pra lá nem tampouco comentando sobre o lugar. Na verdade acho que muitos ficam preso aos lugares mais famosos como Paris, Londres, Miami e Orlando que não procuram outros lugares para conhecer.

Pois fiquem sabendo que as Ilhas Canárias são muito boas e vou falar delas começando por Tenerife.

Ilhas Canárias

As Ilhas Canárias são um arquipélago espanhol e fica ali do ladinho de Marrocos. Possui quase 1 milhão de habitantes e muitos lugares legais pra conhecer e Tenerife é a maior ilha do arquipélago espanhol.

ilhas canarias

Tenerife tem dois pontos marcantes, o primeiro é o vulcão Teide com seus 3.718 metros de altura. Ele é tão alto que geralmente fica acima das nuvens.

Tenerife - Ilhas Canárias

No dia que eu fui, quando acordei até desanimei pois o tempo estava bem feio e parecia que ia chover mas resolvi encarar assim mesmo e eis que após alguns km de subida eu atravessei as nuvens e cheguei em um céu azul com um sol brilhante, coisa de filme. Por ser muito alto, no topo do vulcão faz bastante frio e tinha até gelo entre as rochas quando cheguei lá.

fullsizeoutput_39ba

Vulcão do Teide

O outro ponto marcante é que Tenerife foi palco do maior acidente aéreo do mundo. Em março de 1977 no atual aeroporto Norte, dois boeings colidiram na pista matando 583 pessoas.  Este desastre tem sido amplamente utilizado em companhias aéreas para treinamento de seus funcionários.

Maior acidente aeronáutico da história

A explosão de uma bomba no aeroporto de Gran Canária e a ameaça de uma segunda bomba fez com que a maioria das aeronaves com destino a Gran Canaria fossem desviadas para Tenerife, entre eles os voos KLM 4805 e Pan Am 1736. Em Tenerife, os controladores tiveram que estacionar as aeronaves nas taxiways, bloqueando as mesmas. Enquanto as aeronaves aguardavam em solo a reabertura do aeroporto de Gran Canaria, uma densa névoa se formou sobre a pista de Tenerife, já que o aeroporto fica localizado em um platô e é propenso a nevoeiros, o que reduziu a visibilidade.

Quando Gran Canaria reabriu, as aeronaves foram liberadas para decolagem aos poucos. Mas, como as taxiways estavam bloqueadas, as aeronaves deveriam taxiar até o final da única pista do aeroporto e lá fazer um giro de 180° e decolar. A neblina era tão densa que nenhum avião conseguia estabelecer contato visual entre si e entre os controladores. Como o aeroporto, naquela época, não tinha radar de solo, os controladores poderiam guiar-se apenas por relatos fornecidos pelos pilotos perante a sua localização.

Logo que o KLM taxiou pela pista e fez o giro, o Pan Am foi autorizado também a taxiar e posicionar-se logo atrás do KLM na espera para a decolagem. Mas, logo após completar o giro, o KLM iniciou a corrida de decolagem, mesmo com o Pan Am ainda taxiando pela pista. Quando o Pan Am avistou as luzes de decolagem do KLM, ele tentou desviar, mas foi tarde demais. O KLM, que tentou decolar mas sofreu um tailstrike e estolou, colidiu com o Pan Am e se despedaçou pela pista. Por Wikipedia.

Chegando em Tenerife

Pra chegar em Tenerife a gente já sente uma grande diferença do Brasil. A começar que apesar de Tenerife ser uma ilha, o que nos remete a ser um lugar pequeno, ela possui dois aeroportos, um ao norte e outro ao sul.

Se forem visitar outras ilhas, o que é altamente recomendado, podem pegar um voo que custa, pasmem, 20 euros, sem estar em promoção, confira aqui o site https://www.canaryfly.es e ainda por cima tem direito a uma bagagem de até 20kg sem cobrança de nada.

Captura de Tela 2017-11-18 às 00.32.40

Se pegar uma promoçãozinha ainda pode pagar de 5 a 10 euros em um voo. Absurdo não? E no Brasil a gente paga 10 euros só por uma bagagem. Os voos são de curta duração e podem sair de qualquer das ilhas do arquipélago.

Deslocamento

É necessário alugar um carro para percorrer toda a ilha. Tem diversos lugares legais para visitar e você não pode perder tempo com transporte público até porque é bem precário por lá.

O aluguel de um carro por 4 dias me custou enoooooorrmes 65 euros! Pois é, sempre digo que viajar não é tão caro quanto parece. Pode procurar no www.rentalcars.com eu sempre reservo por lá mas também há companhias locais que oferecem bons preços.

Ah, não preciso comentar da qualidade do asfalto né, estamos falando de um país europeu então, nem se preocupe em ficar caindo em buraqueiras.

Confiram também o passeio por Lanzarote

Hospedagem em Tenerife

Fiquei hospedado no Tryp Puerto de la Cruz. Trata-se de um hotel 4 estrelas da rede Meliá e com uma excelente localização perto de muitos pontos legais para visitar e de um calçadão repleto de restaurantes. Dali pode-se ir facilmente a qualquer lugar da Ilha mas lembrando que a Ilha não é tão pequena assim e tem um vulcão enorme no meio então, reserve um tempo para os deslocamentos.

Captura de Tela 2017-11-18 às 00.23.29

Muitas pessoas me perguntam sobre os custos e sempre falo que é muito relativo  pois depende muito do tipo de alimentação que quer fazer, em que tipo de hospedagem quer ficar, que tipo de carro quer alugar dentre outras coisas. De qualquer maneira tem aí uma média de preço em reais pela diária deste hotel. O que acham? Caro?

Captura de Tela 2017-11-18 às 00.25.10

O que fazer em Tenerife

Esta parte de o que fazer em  Tenerife pode ser tão ampla que deixaríamos uns 15 dias pra ficar na Ilha só aproveitando. Nada de deixar o melhor pro final então vamos começar com a melhor parte logo:

O Vulcão do Teide!!!

Vulcão de Tenerife

O Vulcão é espetacular e fica no Parque Nacional do Teide. Muito alto, muito bonito e com um visual animal! Descobri que tem como chegar ao topo do Vulcão sem precisar ir de teleférico 😀 basta pegar uma trilha por 4 horas aproximadamente e pronto! Depois pega mais 4 horas pra descer. Pena ter descoberto isto já quando estava lá em cima e já era tarde. Dá pra ficar passeando por lá tranquilamente.

Antes de embarcar no teleférico pode-se tomar um café em um restaurante com um visual panorâmico também espetacular. A parede é toda de vidro e assim podemos apreciar a beleza do lugar com o aroma do café quentinho já pela manhã com aquele clima ameno.

Cefá de manhã no Teide em Tenerife

Outro  lugar para visitar é o próprio centro da cidade. Lá tem várias lojas legais, cafés, as ruas são boas para caminhar sem carros passando entre os pedestres e naquele clima ameno que faz o ano todo nas Ilhas Canárias.

Puerto de la Cruz - Tenerife

Puerto de La Cruz também é um ótimo lugar para se hospedar e passear. Logo ali pertinho tem uma rua com vários restaurantes e todos com ótima comida e bom preço. É lá que tem o Loro Park. Trata-se de um zoo muito bacana principalmente pra quem tem crianças.

Puerto de La Cruz - Centro de Tenerife

Tem também o Taoro Park que é um lugar para caminhar, correr, apreciar a natureza, ficar relax ao som de uma cascata e do canto dos pássaros.

Taoro Park Tenerife

Como não poderia deixar de ser em uma ilha, tem sempre as belas praias!  Visitei algumas praias e todas muito boas e aconchegantes. As praias têm estruturas de banheiro, guarda-sol, estacionamento, quiosques e guarda vidas. A limpeza das praias também é destaque positivo.

Las Teresitas Beach

fullsizeoutput_39ca

Playa de Las Vistas playa de la vista

Playa de Las Américas Playa de Las Americas

Tem também a Piscina Lago Martiánez. Aqui eu passei bem rapidinho porque já não tinha mais tempo. Já comentei aqui que quatro dias é pouco para passear por Tenerife?

Playa Martianez
Foto da internet

Bom, por enquanto é isso. Tenerife é um lugar para passar uns 10 dias tranquilamente pois há muito o que fazer na Ilha. Se não conhecia então passe a analisar para incluir em seu roteiro, garanto que não vai se arrepender!

Acompanhem os videos no canal do YouTube.

Até a próxima…

Um comentário em “O que fazer em Tenerife nas Ilhas Canárias?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.