O que fazer em Porto – Portugal 🇵🇹

Fala viajantes! Continuando o post anterior onde comecei a relatar como foi minha viagem à Portugal, falarei sobre como foram os dias em Porto e os deslocamentos para Coimbra e Aveiro, além de deixar as impressões sobre vários pontos visitados.

O primeiro dia foi em Óbidos. Se você ainda não viu o que fazer e visitar nesta cidadezinha que fica entre muralhas de um castelo, clique aqui e veja as dicas, fotos e vídeos.

2º dia – Saída para Porto

A saída para Porto foi conforme previsto. Ficamos 5 dias em Porto e de lá visitamos outros lugares. Pegamos a estrada que é triplicada com limite de velocidade de 120 km/h. Não há nenhum buraco nem polícia pra te parar. Todos respeitam a sinalização e ninguém tranca a faixa da esquerda, caso queira ultrapassar.

Ainda sobre as estradas, fiquem atentos aos pedágios. Portugal já utiliza a tecnologia do tag e em alguns pontos não há cabine de cobrança. Você deverá alugar o tag junto com o carro e um equipamento, na estrada, registra quando você passar por um pedágio.

Planejado em Porto:

Terreiro da Sé (Centro Histórico)

✅ Objetivo concluído com sucesso. Andamos pelo centro histórico e visitamos mais outras quase dezenas de igrejas. É fácil andar a pé e difícil andar de carro. Vá com roupas e calçados confortáveis e divirta-se. Encontrei até minha igreja por lá 🙂

Igreja Sé do Porto

✅ Objetivo concluído com sucesso. Fez parte do rol de igrejas visitadas. Já comentei que são muitas igrejas espalhadas por toda a cidade?

Igreja da Sé, porto

Ponte Dom Luiz I

✅ Objetivo concluído com sucesso. A ponte é muito bonita e caminhar sobre ela é bem legal. Nela caminha-se ao lado da linha de trem, então, fiquem atentos! Prepare-se para tirar várias fotos e fazer filmagens.

Mosteiro da Serra do Pilar

✅ Objetivo concluído com sucesso. A vista do alto do Mosteiro é bem legal. Vê-se a cidade de Vila Nova de Gaia e o Porto. Paga-se 2 euros para entrar e dentro você pode visitar algumas salas e a igreja. Também pode subir na torre dependendo da hora. No entanto, não há nada de empolgante dentro do Mosteiro, o mais interessante é a vista das cidades. Se estiver com orçamento apertado, evite gastar para entrar no Mosteiro, apenas subir lá já vale.

Mosteiro de Gaia

Descer de teleférico para as caves de vinho do Porto

❌ Objetivo não concluído. Decidimos não gastar 9 euros por pessoa pra descer no teleférico que seria somente 6 minutos de viagem. A descida é simples e dá pra fazer a pé, julgamos que não valia 9 euros.

Cave para visitar (Sandeman, Burmester, CalémCroft, Ferreira, Offley, Taylor’s e Graham’s – escolher uma para visita guiada e degustação)

✅ Objetivo concluído com sucesso. Visitamos a Sandeman, uma excelente Cave. Pagamos 13 euros pelo tour clássico com degustação de 2 vinhos. Vale a pena fazer a visita em uma das caves. Você pode degustar, 2, 3 ou 5 vinhos. Os preços na Sandeman variam de 13 a 40 euros. Dica: Se estiverem em duas pessoas, peguem um tour de 2 vinhos e um de 3 vinhos, assim poderão provar 5 vinhos diferentes. Você não vai beber uma taça inteira, lembre-se de que é apenas uma degustação.

Sandeman

Caminhar pelo Cais de Gaia em direção à ponte

✅ Objetivo concluído com sucesso. Ao sair da Sandeman ou de qualquer Cave, caminhe pelo Cais de Gaia. Lá tem uma espécie de feirinha que você pode comprar alguns souvenirs locais. O Cais não é tão grande e é muito agradável de caminhar. Tire belas fotos com Porto ao fundo. Se forem a noite poderão aproveitar a beleza do Cais do Porto com suas luzes acesas.

Cais de Gaia

Palácio da Bolsa

❌ Objetivo não concluído. Como já havíamos andado o dia todo e ainda voltaríamos caminhando para o centro de Porto, resolvemos não visitar o Palácio da Bolsa. Também, há um custo de 10 euros e julgamos que não valeria a pena.

3º dia – Ainda em Porto

Igreja do Carmo, na Praça da reitoria da Universidade do Porto

✅ – Objetivo concluído com sucesso. Foi mais uma igreja visitada.

Descer pela Rua das Carmelitas até à Livraria Lello 

✅ – Objetivo concluído com sucesso. Para entrar na livraria você precisa comprar um voucher que não é vendido na entrada. Na esquina da rua da livraria tem uma loja onde você compra o ticket de check in. Há um custo de 5 euros para entrar e você pode abater este valor se comprar algum livro.

Livraria Lello

Sinceramente, não achei que valeu muito a pena. A livraria é pequena e cheia, não tem muita variedade de títulos e você não pode acumular vouchers, ou seja, é apenas 5 euros de desconto por pessoa. A única coisa legal é a escadaria vermelha e uma sala com coisas do Harry Potter, afinal, foi lá que a escritora se inspirou para escrever o livro.

Jardim das Oliveiras (árvore icônica portuguesa) em direção a Torre dos Clérigos (subir os 240 degraus para a vista panorâmica)

❌ Objetivo não concluído. No fim, não achamos esse Jardim das Oliveiras e decidimos não pagar os 5 euros para subir os 240 degraus da Torre dos Clérigos. Já estávamos percebendo que gasta-se muito para fazer coisas simples. Algumas igrejas cobram para visitar certas partes como a Torre dos Clérigos.

Avenida dos Aliados – entrar na Estação de trem de São Bento

✅ Objetivo concluído com sucesso. A estação é bem grande e na entrada dela tem uma decoração bem grande de azulejo português. É mais um ponto a visitar mas é bem rapidinho. Aproveitamos para comprar cerejas frescas no local, uma fruta que se encontra em abundância e com bom preço em Portugal.

Estação São Bento

Café Majestic (Rua Santa Catarina, 112)

✅ Objetivo concluído com sucesso. Não espere muita coisa do café. Ele é famoso e tradicional por ser um dos mais antigos de Portugal (inaugurado em 1921), mas as mesas são apertadas para 4 pessoas. Os preços são extremamente caros. O cafezinho custa 6 euros. Uma rabanada custa 8 euros. No fim, gastamos mais de 60 euros pra tomar um cafezinho com uma coisa para comer (éramos 4 pessoas). Não estou falando de um café como um lanche, digo uma xícara de café normal por 6 euros. Eu achei um absurdo mas, vai de cada um. Passe na frente, tire fotos mas, se não quiser pagar quase 30 reais por um café, não entre.

Café Majestic

Percorrer Rua Santa Catarina até Capela das Almas

✅ Objetivo concluído com sucesso. A rua Santa Catarina é o calçadão de Porto. Tem várias lojas e é bem agradável andar por lá. A Capelas das Almas é pequena e toda decorada com azulejos externamente, não há como não vê-la.

Capela das Almas, Porto Portugal

Mercado do Bolhão

✅ Objetivo concluído com sucesso. O Mercado estava em reforma, mas havia um mercado temporário. O temporário não é muito grande, mas é bem organizado. É um mercado onde vendem-se frutas, verduras e peixes, além de souvenires.

Mateigaria – Cafeteria Delta Q

Delta Q Café

Não tínhamos programado ir a essa cafeteria mas achamos tão legal que resolvemos visitar. O ambiente é bem amplo e confortável. Existem vários tipos de café para você experimentar e custa bem baratinho, ao contrário da Majestic, o café lá custa 0,75 e 0.85 cada. Os de 0,75 são os tradicionais e os de 0,85 são os de assinatura de alguém. O pastel de nata custa apenas 0,50 também e é feito na hora na sua frente. Vale a pena conferir.

Porto, Portugal

4º Dia

Jardim do Passeio Alegre (foz do Rio Douro)

✅ Objetivo concluído com sucesso! Na verdade, é um parque com muita área verde, bancos para sentar e banheiros à beira da Foz do Rio Douro. Lugar tranquilo para caminhar, mas não é necessário reservar muito tempo para passear por lá. Há estacionamento tranquilo e seguro. Caminhe um pouco em direção ao Farol das Felgueiras.

Caminhar até o Farol das Felgueiras

✅ Objetivo concluído com sucesso! Estacionamos no Jardim do Passeio Alegre, atravessamos o parque e caminhamos até o Farol das Felgueiras. É uma caminhada bem tranquila e boa de fazer. O mar fica meio revoltoso em determinadas épocas, então, não tenha medo de se molhar um pouco ao andar pelo píer. É um lugar bacana para fotos e vídeos. Tem vídeo no YouTube mostrando o mar e a competição de vela, confere lá depois.

Miradouro Pérgola da Foz

❌ Objetivo não concluído.

Fundação Serralves

❌ Objetivo não concluído. Mas deixo aqui o endereço e o horário de funcionamento. Caso alguém vá, deixe aqui nos comentários se vale a pena ou não. (Rua Dom João de Castro 210 – Aberto diariamente das 10:00h às 19:00h)

Mercado do Bom Sucesso

✅ Objetivo concluído com sucesso. O Mercado é um lugar muito bacana com vários quiosques de comidas, bebidas e lanches. Lá você pode almoçar ou fazer lanches. Há uma grande variedade de quiosques, então, vá com um pouquinho de tempo para andar a vontade. Para quem gosta de chás, há uma banca com uma impressionante variedade de mixes para infusões. Não deixe de conferir!

Jantar em Matosinhos

❌ Objetivo não concluído. A ideia era jantar em algum restaurante que servisse frutos do mar como O Gaveto ou O Lusitano mas no fim, não fomos.

Conclusão

Tem bastante coisa para fazer em Porto e o melhor é que dá pra fazer tudo a pé. Tem muita igreja para visitar e para quem é muito católico, é um paraíso. Coloque uma roupa confortável e um bom tênis para caminhar o dia todo. Existem vários cafés espalhados pela cidade e sempre que cansar, pare, tome um café e coma um pastel de nata (pastel de Belém, somente em Belém em Portugal, o resto é pastel de nata).

E você? Já visitou Porto ou vai visitar?

Nos vemos por ai…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.