Não vá a Chichén Itzá de excursão

Um dos pontos turísticos praticamente obrigatórios para todo turista no México é o sítio arqueológico em Chichén Itzá. Trata-se de uma cidade pré-colombiana construída pelos maias no final do período clássico.

Chichén Itzá tem uma intrigante história do povo Maia e ruínas legais para visitar. Seu ponto principal é a pirâmide central onde você encontrará muitas histórias sobre ela. Também tem muita explicação sobre a cultura Maia e se você pretende comprar souvenires, deixe pra comprar lá, pois há centenas de barracas lá dentro e assim pode barganhar melhor o preço.

Visitando Chichén Itzá

Como Cancun não precisa de carro pra ficar se deslocando, não reservamos carro e no dia de ir à Chichén Itzá resolvemos pegar uma excursão. Como tínhamos 7 dias em Cancún, decidimos que faríamos um passeio de lá e assim ganhar tempo quando estivéssemos em Riviera Maya.

Nosso pensamento foi errado. Primeiramente pensamos ir para o parque Xcaret ou Xplor mas como ficava apenas 25 minutos do hotel em Riviera Maya, resolvemos ir à Chichén Itzá e assim não teríamos que dirigir pra longe, uma vez que a pirâmide fica a 200 km da Costa.

A ideia era não ter que dirigir pra longe e até pagar mais barato já que economizaríamos duas diárias de carro e até um pouco com combustível.  Compramos então uma excursão por apenas US$50 para duas pessoas com almoço incluído.

O passeio passaria por Valladolid, pelo Cenote Saamal, depois teria um almoço e mais lojinhas para compras e por fim, Chichén Itzá. Confesso que foi barato mas no fim, o barato saiu demorado.

O dia começou 05:50 quando acordamos para tomar banho, nos preparar e tomar um cafezinho antes de sermos buscados as 07:10 pela agência de viagens.  Após sermos apanhados, passamos em mais dois hotéis até chegar em uma central da agência de viagens.  Lá tinha um café da manhã beeeeem simples e ainda tinha que pagar, como havíamos tomado um cafezinho, não utilizamos o serviço.

Valladolid e Cenote

Os Cenotes são cavidades naturais encontradas no México principalmente na região de Iucatan. Também encontramos bastante na região da Riviera Maya e Playa Del Carmem. Estima-se milhares de Cenotes no México.

Cenotes México

Já falei em demora aqui né?! Então, aqui foi a primeira demora. Ficamos sentados e, uma sala de espera das 07:37 até às 08:10. Logo após fomos para o ônibus que saiu 08:40. Pegamos a estrada e no meio do caminho tivemos que parar por 20 minutos para esperar alguém que acho que perdeu a excursão e alguém foi atrás de carro pra interceptar o ônibus e entregar os atrasados.

Pois bem, falando em atraso, fomos para Vallladolid chegando lá as 10:25 onde ficamos por 25 minutos até seguir para o próximo evento que era o Cenote. Já no Cenote, tivemos 01:30 para desfrutar da beleza natural e tomar banho nas águas azuis entre peixinhos te beliscando. O lugar tem um boa estrutura e o tempo foi suficiente para tomar banho e tirar algumas fotos.

Veja também como planejar uma viagem para o México

Cenotes México

Partimos do Cenote as 13:40 e até então nada de almoço. Seguimos então para o local onde seria o almoço, no entanto antes disso teríamos que passar por um ritual Maya, passar pela lojinha é só então adentrar a área de almoço. Para se ter uma ideia, me servi para almoçar as 15:20. Lembra que acordei às 05:50 e só tomei um cafezinho?

O almoço não era ruim mas também não tinha nada de especial. Era salada, tacos, nachos, purê de batatas, macarrão, feijão, arroz e frango. Tinha algumas frutas também como laranja, tangerina, abacaxi e melancia. Já de sobremesa era arroz doce e doce de abóbora. Pois bem, lembra que a excursão era pra Chichen Itza? Já era 16:00 e ainda não tínhamos saído do local onde almoçamos.

Enfim, Chichén Itzá

Chegamos finalmente em Chichén Itzá as 16:20 sendo que o parque fecharia as 17:30 (acertei os horários, pois lá é uma hora a menos então o local fecha as 16:30). Ao chegar foi aquela correria para o guia pegar os ingressos e distribuir. A partir de então tínhamos aproximadamente uma hora para visitar Chichén Itzá.

Para melhor tudo, começou aquela chuva fina que molha pouco e atrapalha tudo. As diversa barraquinhas que tem dentro da área da pirâmide já estavam indo embora. O guia explicava as coisas bem rápido e após alguns minutos, funcionários do Parque começaram a fechar caminho e a convidar os turistas a se retirarem.

Chichen Itza México

Saímos do Parque e fomos para o ônibus que só partiu de volta para o setor hoteleiro as 18:20. Chegamos ao hotel as 21:20 completamente cansados, com fome e sem ter aproveitado completamente as atrações que estavam previstas. Resumindo, não pegaremos mais excursões assim e tão pouco recomendamos que alguém vá.

Pontos negativos de ir de excursão.

• Demora muito pra se deslocar. No nosso caso, se tivéssemos acordado as 07:00 e saído de carro as 08:30, chegaríamos antes da excursão.
  • Passa por lugares que muitas das vezes não te interessa ir. Te leva em lojas onde eles têm convênio e perturbam pra comprar souvenires.
  • A atração principal ficou por último, ou seja, você já tá com fome novamente, cansado e então chega na atração principal sem muita paciência.
  • No caso de excursões que oferecem almoço, você so almoça na hora que eles programarem, fora isso, fica com fome ou come lanche que você levar.

Conclusão

Não aconselho ninguém a ir de excursão para Chichén Itzá a não ser que esteja disposto a passar por tudo isso. Vi que outras excursões almoçaram no próprio Cenote, onde tem um belo restaurante mas não da pra saber exatamente qual empresa almoça lá ou não.

Para visitar o Parque, sugiro ir de carro mesmo. Saia do hotel (Cancun) as 08:00 e as 09:30 já estará por lá. Visite tudo o que quiser e depois na volta visite um ou dois Cenote dentre os diversos que existem por lá. O horário entre 11 e 13 horas é muito bom porque a luz do sol ilumina mais ao fundo e a água fica muito mais azul.

Se tivéssemos ido de carro, teríamos saído mais tarde, aproveitado mais, almoçado a hora que queríamos e retornado mais cedo. Mas como tudo na vida é um aprendizado, fica este aqui para que vocês não caiam na mesma bobagem.  É vivendo e aprendendo.

Nos vemos por aí…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.