Cabo Polonio – Uruguai 🇺🇾

Cabo Polonio

Como vocês podem acompanhar nos posts anteriores, programei a road trip pelo Uruguai e inclui nela vários pontos turísticos que pesquisei na internet mas durante a viagem um deles me surpreendeu muito e acabei querendo falar somente dele aqui.

Cabo Polonio superou minhas expectativas. Inicialmente eu pensei que fosse apenas um lugar a mais pra passar e seguir adiante. Depois pensei até em não ir lá dado a alguns amigos que fizeram o mesmo passeio e não foram.

Como estava na programação, resolvi ir e foi uma excelente experiência. Já adianto que vale muito a pena reservar no mínimo um dia para visitar Cabo Polonio. Para aqueles que são mais aventureiros, uma noite por lá é bem vinda e explico porquê ser aventureiro mais à frente. 

Cabo Polonio é um parque e fica a 98 km do Chuí, mais ou menos 1h 20 min de carro. Depois de Pelotas me hospedei em La Paloma por que tinha pesquisado Cabo Polonio e só tinha achado Hostel mas confesso que entre o hotel que fiquei em La Paloma e algum lugar em Cabo Polonio, dava no mesmo ou Polonio até ganhava.

Como chegar em Cabo Polonio

De carro siga pela rota 9 (o Google Maps é ótimo, nem se estresse) até a entrada do Parque. Lá tem estacionamento ao custo de 190 Pesos Uruguaio que você paga na saída. Quando fui o peso Uruguaio valia aproximadamente 1 para 8, ou seja, 1 real = 8 pesos Uruguaios. 

Chegando lá dirija-se ao guichê para comprar a entrada. Custa 250 pesos uruguaios por pessoa. Você receberá um ticket com duas partes, uma é para embarcar na jardineira na ida e outra na volta. Não perca!

Visitando as praias de Cabo Polonio

Após uns 30 minutos sacolejando na jardineira apertadinha você chega a um lugar muito lindo que é a ponta do Cabo Polonio. Por lá é tudo no estilo hippie, pequenas casas de madeira colorida, um monte de hostel e varias pessoas vendendo miçangas.


O transporte para as praias de cabo Polonio

Os horários das Jardineiras são fixos. Na dúvida visitem este site e vejam o melhor horário para chegar e sair e evite perder tempo de passeio. Eu mesmo esperei uns 25 minutos que poderia estar andando ou fotografando ainda.

A água da praia é gelada mas dependendo da época que for, tipo indo no verão, da pra tomar banho tranquilo. Existe uma praia maior por onde a jardineira passa, uma outra praticamente inabitada e a principal onde ficam os restaurantes e pousadas.

Se você é daqueles que gosta de ficar na praia pegando sol e curtindo um relax, sugiro levar guarda sol e canga, pois lá não tem. Sugiro também levar mantimentos porque as cosias são muito caras. Se gosta de uma cervejinha, prepara R$ 25,00 para uma Corona pequena.

Não deixem de assistir os vídeos no YouTube

As praias são boas e mansas. Não há ondas gigantescas e nem é funda tipo aquelas praias que você entra e cai em um abismo. Pode aproveitar bastante a beira da água principalmente se for com criança. Recomendo muito protetor solar também, lembrando que não há muita estrutura nessas praias.

Praia de Cabo Polonio

Onde se hospedar em Cabo Polonio

Eu pesquisei bastante e encontrei muito Hostel. Desses vocês encontrarão vários mas fiquem sabendo que como a maconha lá é liberada e o estilo é hippie total, talvez não seja seu estilo e não seja legal ficar lá. Há também a possibilidade de alugar uma das casinhas que tem por lá.

Quando estava andando pela praia encontrei uma pousada que parecia super bacana. O nome é Pousada Carmela. Não fiquei hospedado lá mas com certeza ficaria se fosse ter uma noite em Cabo Polonio. Veja a foto da entrada abaixo.

Pousada Carmela - Cabo Polonio - Uruguai

Onde comer

Existem vários pequenos restaurantes pelas vielas da praça central. Não se espante com o estilo dos restaurantes, eles são tipo casinhas pequenas mas é o estilo. Não espere nada grandioso mas é tudo bem bacana. É interessante andar um pouco antes de escolher.

Eu vi algumas indicações na internet mas acabei almoçando em um em frente a praia mesmo. O valor é caro se compararmos com o local mas tudo no Uruguai é caro. Paguei R$ 70,00 em um peixe que estava muito bom. Existem também alguns restaurantes das pousadas que são acessíveis aos visitantes.

O farol

Outro lugar legal para conhecer em Cabo Polonio é o farol. É em volta do Farol que vocês conseguem ver os leões marinho. Existem muitos naquela área mas eles ficam um pouco distantes. Quem tiver uma máquina fotográfica com lente para captar imagens mais distantes terá excelentes fotos.

O Farol possui 27 metros de altura e foi construído em 1881. É possível subir no Farol ao custo bem pequenininho mas não sei porque motivo, quando fui ele estava fechado. Funciona das 08 as 13 e depois das 15 até o pôr do sol, pelo menos deveria né.

Em Cabo Polonio há internet e o telefone funciona perfeitamente. Pode usar cartão de crédito tranquilo. A bandeira mais utilizada é Visa mas de qualquer maneira não deixe de levar dinheiro. Eles aceitam reais e dólar também e a conversão varia muito de estabelecimento para estabelecimento.

Paguei o ingresso em reais e o câmbio foi de 1 real para 7,5 pesos uruguaios, foi muito baixo então sugiro fazer câmbio e pagar em pesos uruguaios mesmo. Só para ter uma ideia eu almocei em um lugar super bacana que será um outro post e o câmbio foi de 1 real para 8,5 pesos uruguaios. Eles não aceitam pagamento em cartão para entrar no Parque.

Mais informações vocês encontram no site oficial de Cabo Polonio neste endereço: https://www.portaldelcabo.com.uy/pt

Nos vemos por ai…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.